hosting menu left
hosting menu right


Está frio em Alvados

Alvados, Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros.


Este foi o destino de mais uma incursão a uma região que já algumas vezes havíamos passado mas não explorado. Lembro-me de um passeio lindíssimo que fizemos com vários amigos por esta região há uns anos atrás e já na altura tinha ficado a vontade de voltar.

 

Havia chegado a altura. Talvez não a melhor mas a possível.

Assim, no dia 11 de Fevereiro, arrancámos por volta das 10h00 de casa rumo a Sobral de Monte Agraço onde havíamos combinado um café com a Rute e o Luís que nos iriam acompanhar neste dia até Porto de Mós para visitarmos o Castelo.
A serpentear de Sintra até ao Sobral, chegámos pelas 11h00. Café tomado e aí vamos nós. Desta vez a serpentear desde o Sobral até à base do Serra na N1 onde por volta das 12h30 nos encostámos para umas belas bifanas no Bigodes. Como o objectivo era a Serra e o Castelo, fotos só a partir daqui. Muita mota se via na estrada pois era fim de semana de encerramento da Expo Batalha.



Após o almoço iniciamos então poucos Km’s a seguir o sobe e desce da Serra.


Uma paisagem única. Pedras ao invés de Ávores, muros ao invés de sebes…..é Pedra por todo o lado. Grin


Ó eles…


Ó Porto de Mós ao longe…


E uma estrada fantástica. Apesar do frio, um dia bonito. E eis o Castelo de Porto de Mós


A subida…


A lateral…


E as vistas…


Algumas curiosidades….de onde nasceu esta? Hein


Conseguem vê-lo? (o moinho)


Tem tanto tamanho como beleza…um Gigante dos Pirineus

 

E depois…1,5€/pessoa para entrar no Castelo… Pode-se dizer que está conservado mas vazio. Mesmo assim, gostei da visita.


Uma vista fantástica…


Nas alturas…


E uma para posterioridade


Este bem conservado…


E eu a dar uma de José Hermano Saraiva Rolar os olhos

 

Depois da visita, toca a mexer pois o Sol ameaça pôr-se e sem este, regressa o frio a Sério. Assim, a caminho do nosso destino de pernoita, os Alvados.


Chegados ao poiso, uma Hospedaria simpática, bonita e calma mas com falta de veia comercial, chegara a hora de despedida dos nossos companheiros que, com ideias de seguir para casa, acabaram por ser resgatados para outras andanças por outros amigos.

Obrigado aos dois pela companhia.


Havia dito uma Hospedaria simpática mas com falta de veia comercial….pois, é que nos Alvados não há restaurantes à excepção da Hospedaria em que ficámos e esta, só servia jantares com marcação. Enfim, falta de veia comercial. Não havendo sequer pão para fazer uma sandes, tivemos de recorrer a uma mercearia local para nos abastecer. Feitas as compras, um pequeno passeio pelos Alvados…


Eis a Hospedaria “Flor da Serra”…recomendo no entanto marcarem o jantar se reservarem quarto. Wink


O passatempo de alguns doidos…


E o triste destino de muita casa portuguesa… Embaraçado


Curiosidade…quando marcamos uma estadia numa “aldeoca” remota no meio de nenhures, pensamos em paz e sossego. Pois, enganam-se. Por vezes, e com esta já é a segunda vez, o impossível afinal, acontece. 

Grande cartaz: 
DJ ALVIM NOS ALVADOS. DIA 11 DE FEVEREIRO…”ALL NIGHT LONG”. INICIO ÀS 24h00.

Nós não queríamos acreditar… Chocado...mas no final, tivemos sorte. O quarto era bem insonorizado pelas janelas térmicas.


Visita feita, toca a ir ao jantar. Puxa-se o Mini-bar para o meio do quarto e…..Lingua


Estava feito. Muito frio pelo que já não saímos do quarto. O descanso soube bem.

 

12 de Fevereiro

No Domingo ainda estava mais frio que no Sábado. O Passeio prometia no entanto o frio era mesmo muito. Mesmo bem agasalhados….doeu.


Mesmo assim, belas paisagens


O frio continuava a apertar e sinceramente…deixa de ter piada pelo que decidimos interromper o passeio e rumar a casa. Chegámos pelas 16h00 a casa e de casa não saímos mais apesar do Sol que fazia. Estávamos a recuperar temperatura.

Foi um fim de semana bom, não digo excelente pois o frio assim não o permitiu, mas foi bom. Ar puro, uma paisagem diferente e uma enorme vontade de voltar a atravessar a Serra.

Então até à próxima e de preferência com temperaturas mais agradáveis. Contente



Patrícia e João


website hosting main area bottom

Powered by Joomla!. Design by: template joomla 2.5  Valid XHTML and CSS.