hosting menu left
hosting menu right

Pelo Alentejo Fora

Previsão de tempo para o fim-de-semana: Sol e temperatura entre os 25º e os 35º.

Este foi o cenário pintado pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para o fim-de-semana de 9 e 10 de Maio.

Já tinha recusado um passeio de mota no dia 10 pois ia fazer uma caminhada no dia 9. Entretanto a caminhada do dia 9 não deu em nada pois as inscrições estavam cheias.

Assim sendo, não havia alternativa: temos de motovadiar.

O Facebook muitas vezes mais parece um muro de lamentações e local de “despejar” as frustrações do dia-a-dia e pouco ou nada se aproveita além de uma ou outra piada mas por vezes aparecem aquelas “pérolas” que nos despertam o interesse.
E foi o que aconteceu. Alguém (e não me recordo quem) postou umas fotos intitulado de “Os mais belos castelos de Portugal” e houve um que me despertou a atenção:

O Castelo de Évoramonte.

É isto mesmo.
Mas como um é pouco, fomos ver o que havia a caminho e aproveitámos também a ocasião par ver o de Arraiolos. Como ponto de pernoita voltámos a decidir-nos por Serpa. Já lá havíamos estado por ocasião de outro passeio e já na altura adorámos o local onde descansámos. Local de Turismo rural com tudo o que o corpinho gosta. Já lá vamos.

Como de costume, para quem não gosta de ler, fica o filme:

09 de Maio

Toca a acordar cedo que o passeio aguarda-nos. Pelas 09h00 já nós estávamos na Pastelaria a tomar o pequeno-almoço e pelas 09h30…prontinhos e atestadinhos.

“Here we go”

Pela Vasco da Gama em direção a Coruche e algures pela N118, corta à direita.
Muita reta

E muito azul e verde

Algures pelo meio dia chegámos a Arraiolos e foi com grande satisfação que vimos que a muralha do castelo se encontrava em melhor estado que o esperado

Tecnologia e História juntas (grande pose)

Do Castelo já pouco sobra

E adeus

Dada a hora procurámos almoço pelo centro da vila e no Alentejo…sê Alentejano.
A praça central com a casa do repasto ao centro

Migas com Plumas de porco preto

E encharcada para terminar (espero que a nossa nutricionista não leia os nossos relatos)

É pouco bom é. Estrago feito e rumo a Évoramente. Mais retas

Passagem por uma das muitas estações de comboio desativadas. Mesmo depois de anos de abandono continuam de pé e lembram outros tempos.

Évoramonte à vista

O Interior

À saída

E adeus. Valeu a pena.

Não demorámos muito pois além o calor, já estava com a cabeça na piscina que apetecia até dizer chega.
Assim…mais retas (devem ter comprado à dúzia que saía mais barato)

Pelo caminho passámos por uma Cidade que não me recordo do nome mas pelos vistos mereceu uma foto

E chegada a Serpa, mais concretamente ao Monte da Morena. Herdade de Turismo Rural onde já havíamos estado em 2013 por ocasião de um passeio que havíamos feitos com outros companheiros e na altura já tínhamos prometido voltar.

Recomendamos vivamente quer pela qualidade, sossego e simpatia dos proprietários. Para quem queira experimentar, fica o link para o site (obrigado mais uma vez pela indicação amigo Carapinha)

A Patrícia aproveitou logo para se por ao sol. Eu dei um mergulho, banhoca e soneca antes de procurar jantar.

Só não a consegui meter dentro de casa mas aqui também está bem

Como a Herdade fica a cerca de 2 km do centro de Serpa, decidimos ir a pé para ganhar apetite e no retorno para desmoer. O fim de tarde no Alentejo…É DIFERENTE

Ouvimos cigarras. Ao tempo que já não ouvia cigarras. Muito bom.

Recebidos pelas muralhas de Serpa

E o local do jantar onde também em 2013 havíamos sido muito bem servidos. Restaurante típico e delicioso.
Migas e porco preto para variar.

Acabados de jantar, voltinha por Serpa para desmoer

E rumo à Herdade. Cerca de 20 minutos depois chegamos e o corpo pedia descanso. Fizemos-lhe a vontade. Até amanhã.

10 de Maio

Novamente acordar cedo. E haverá melhor maneira de cumprimentar um novo dia que com uma paisagem destas e um pequeno-almoço à base de requeijão e doce de abóbora?

Ai…Ai

A caminho pois ainda queríamos aproveitar e ir à Linhaway aproveitar o dia de portas abertas Honda pois a madame (leia-se a CBF) está a precisar de revisão e de "sapata" de trás (acabado devido às retas) e toca a aproveitar a ocasião.

Assim…retas…..

Mais retas

E mais outra…

No regresso por Mourão e ao chegar à rotunda à entrada, algo lindíssimo e….INTEIRO E SEM GARFITIS.
O Castelo de Mourão em miniatura

Muito bonito.

Regresso pelo Alqueva com Monsaraz ao fundo

E com paragem em Montemor-Novo para quê? A bela da Bifaninha para terminar em grande

Daqui direito à Parede onde a nossa CBF passou com distinção no Check-Up. Além do material normal de revisão, só mesmo o sapato traseiro.

Chegámos ao final de mais uma viagem a dois. Felizes, contentes, mais ricos...e também com mais 1,5 Kg  Tongue.

Até à próxima.

Patrícia e João

website hosting main area bottom

Powered by Joomla!. Design by: template joomla 2.5  Valid XHTML and CSS.